terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Buraco da Minhoca- Smashing Pumpkins



O buraco da minhoca de hoje vai nos levar aos Smashing Pumpkins...

Formada em Chicago,EUA, no ano de 1987 esta é uma banda de rock alternativo.

O ano é 1987...Billy Corgan conhece o guitarrista James Iha, no seu local de trabalho, uma loja de discos. Juntos formam uma banda ao qual apelidam de Smashing Pumpukins (o nome surge na sequência de uma piada "seca" que Corgan costuma contar). E começam a fazer actuações ao vivo com uma bateria electrónica...

Um ano depois... D'arcy Wretzky (baixo) e Jimmy Chamberlin (bateria) completam a formação da banda e começam a gravar os primeiros demos.

Em 1991 é editado o primeiro disco "Gish" e são feitas comparações com outros artistas como Jane's Addiction.

Entre depressões e drogas à mistura é finalmente lançado o conturbado "Siamese Dream". Esta foi a rampa de lançamento para o sucesso da banda.
Contudo, atraiu também a critica negativa por parte da comunidade do rock alternativo apelidando o grupo de "carreiristas" e "Monkees grunge".
Enfim, a dor de cotovelo do costume de artistas que nao conseguem fazer melhor...

Mas...criticas à parte...

Avancemos até 1995...O álbum de estreia "Mellon Collie and the Infinite Sadness " fez com que o grupo abrisse mais uma página no livro das melhores bandas de rock ao ganhar nove vezes a platina nos Estados Unidos. Os três singles, "Bullet with Butterfly Wings", "1979", "Zero" ganharam o ouro, entre nuitos outros prémios.

1996... os Pumpkins embarcam para uma turnê mundial. Corgan, supreendendo tudo e todos aparece de cabeça raspada, camisa preta de manga comprida com a palavra "zero" estampada e calças prateadas.

Depois do lançamento de vários discos, concertos, mudanças na formação, e num formato mais electrónico a banda decide cessar funções no final do ano 2000.

20 de abril de 2006... o site ofocial da banda confirma a reunião do grupo.
O novo álbum da banda, Zeitgeist, é lançado entrando na Billboard no segundo lugar.

Os Pumpkins são actualmente uma das bandas mais respeitadas da história do rock. Marcaram uma época e um estilo! Foi um grupo que contribuiu para o sucesso do rock dos anos 90 e que não mais fez esquecer uma geração!
Frequentemente vários artistas conhecidos tais como, Nelly Furtado, Chino Moreno(Deftones) e membros dos My Chemical Romance citam os Smashing Pumpkins como influência musical e um exemplo a seguir.




Sem comentários:

Enviar um comentário