sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Buraco da Minhoca- L7 (As Meninas do Rock)



Desta vez vou falar sobre um dos meus grupos prediletos. Elas são as L7!

1985... A música grunge estava a dar os seus primeiros passos... Suzi Gardner conhece Donita Sparks em Los Angeles e surge a ideia de formar as L7. Em 1986, depois de muitos ensaios, a idéia da banda fica mais séria quando Jennifer Finch (que tocava no Sugar Baby Doll, com Courtney Love, dos Hole e Kat Bjelland, das Babes in Toyland) torna-se a baixista do recém grupo. A banda passa a fazer vários concertos em clubes da cidade, com Suzi e Donita nos vocais e guitarras, Jennifer no baixo e o baterista Roy Koutsky completando a formação.

O nome, L7, deriva de uma gíria nos EUA para "quadrado" (que seria a forma resultante de se colocar um "L" formado pelo dedo indicador e polegar esquerdo com um "7" formado pelos dedos polegar e indicadore direito).

Em 1988 é lançado o primeiro álbum, auto-intitulado L7. Demetra (Dee) Plakas substitui Roy na bateria da banda e as L7 tornam-se, assim, uma banda formada apenas por mulheres. A partir daí realizam pequenos concertos nos bares de Hollywood.

1991 é o ano de lançamento do segundo álbum, Smell the Magic, pela gravadora Sub Pop Records e a banda parte para uma turnê com os Nirvana. Criam, também, a fundação Rock for Choice, para a defesa das liberdades civis e dos direitos da mulher, como a legalização do aborto. O festival Rock for Choice contou com concertos beneficentes de bandas de peso e amigos pessoais das L7 como Pearl Jam, Joan Jett, Hole e Red Hot Chili Peppers. A banda também organizou o álbum Spirit of'73: Rock for Choice, que foi um trabalho gravado ao vivo no qual bandas femininas dos anos 1990 fizeram covers de bandas femininas da década de 1970.

Com uma nova gravadora, lançam em 1992, o terceiro álbum, Bricks are Heavy, abrindo inúmeras portas à banda e trazendo o reconhecimento um pouco por todo o mundo principalmente pela música "Pretend We're Dead". Neste mesmo ano são convidadas para abrir os concertos da turnê europeia dos Faith no More.

Em 1994 as L7 participam no famoso festival Lollapalooza, pouco antes de lançar o próximo álbum, "Hungry for Stink". Disco, que segundo o grupo é uma homenagem a Shirley Muldowney (uma senhora que criou muita polêmica nas corridas de carros por ser uma piloto mulher).

1997... L7 lança o quinto álbum, "The Beauty Process: Triple Platinum". Algumas faixas foram gravadas por uma baixista convidada, Greta Brinkman, em virtude da saída de Jennifer Finch.

Já em 1999 as L7 lançam o sétimo álbum, Slap-Happy. No mesmo ano a revista Rolling Stone elege "Bricks are Heavy" como um dos cem álbuns indispensáveis dos anos 90. A baixista Gail Greenwood sai e é substituída por Janis Tanaka (Stone Fox e Auntie Christ).

L7 são assim uma banda grunge, isto é, misturam metal com punk. Venderam centenas de milhares de discos e contam com o respeito de fãs de vários países. Foram uma das bandas responsáveis pelo movimento Riot Girrrl debatendo-se com as causas femininas e são hoje influências para as "senhoras" do rock.

Particularidades:

- A canção "Shove" faz parte da compilação Grunge Years: Sub Pop Compilation, que também contou com a participação dos Nirvana, Mudhoney e Babes in Toyland.
- A banda também participa com a canção "Let's Lynch the Landlord" no álbum Virus 100: Dead Kennedy Covers, que inclui, entre outras, bandas como Faith no More, Napalm Death e Sepultura. Fazem também uma aparição em Flashback de Joan Jett, que passa de influência e ídolo a amiga e fã do grupo.
- L7 participam na trilha sonora do filme de John Waters, Serial Mom, com a canção "Gas Chamber".
- A música "Shove" aparece na trilha do filme Tank Girl, da qual participam Hole, Joan Jett e Bjork, entre outros.
- Participam na trilha sonora do filme I Know What You Did Last Summer (Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado), com a faixa "This Ain't The Summer Of Love".
- Durante uma turnê europeia para a divulgação do último álbum as L7 promoveram uma espécie de rifa no qual o vencedor poderia passar uma noite com a baterista Dee Plakas. (Como deves imaginar esta situação acarretou muitas criticas).
- Suzi Gardner foi "homenageada" com uma réplica dos seus seios, feita pela famosa groupie Cynthia Plaster Caster. Esta possui também réplicas do pênis de Jimi Hendrix e outros artistas conhecidos.




Sem comentários:

Enviar um comentário