quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Buraco da Minhoca- Sonic Youth

Sonic Youth é o nome da banda que vos vou falar…

Misturam rock alternativo com componentes noise e post-punk e composições avant garde. Interpretados como ícones da cena alternativa possuem um estilo único e criativo com base nas experimentações melódicas.

A viagem desta semana remonta, por isso, ao final dos anos 70 e ao início dos anos 80…
Entremos então no buraco… e vamos até 1977. Thurston Moore muda-se para Nova Iorque arrastado pelo movimento punk e ingressa na banda Coachman. Conhece um grande admirador do grupo, Lee Ranaldo.

Mais tarde Moore sai dos Coachman. Conhece Kim Gordon dos CKM e ambos formam uma banda que aparece sob nomes de "Male Bonding", "Red Milk" e "Arcadians" em 1980.

Em 1981, o conjunto faz o seu primeiro show e são descritos como a mais feroz banda de guitarras. Thurston convida Lee para ingressar na banda e renomeia o grupo para “Sonic Youth”. O nome advém de Fred "Sonic" Smith dos MC5 e de um grupo de reggae, que possuiam "Youth" nos seus nomes.

Os Sonic Youth são considerados um dos grupos pioneiros do rock alternativo. Têm como influências Glenn Branca, The Stooges, The Velvet Underground e MC5. Quanto à poesia têm referências no punk de Patti Smith, o Krautrock de Can, o psicodélico garage rock do 13th Floor Elevators, assim como compositores avant-garde, como John Cage.

Sonic Youth são hoje uma banda de referência para outros artistas. Não pisaram grandes palcos nem tão pouco o passeio da fama de forma tão exibicionista como os Pixies e Dinosaur Jr. Contudo, possuem um grupo de fãs incontestáveis, fieis à banda.





1 comentário:

  1. Tive a felicidade de os ver "ao vivo". Sem dúvida um grupo que me marcou e continua a marcar.

    Na desorganização está o equilíbrio, expressão que "cai" muito bem na definição do som dos Sonic Youth.

    ResponderEliminar