Originários do estado de Mississipi, EUA, esta banda formada em 2007 atribui o estilo grunge, à sonoridade das suas músicas. Lançaram para o mercado até ao momento um álbum, "GB City"(2011), que inclui 11 faixas, onde nenhuma deixa a desejar. Um disco repleto de experimentalismo, ruído, rock nú e crú tal como veio ao mundo.
Talento não falta na dupla, John (guitarra) e Colin (bateria).É tal a sua potencialidade que há quem diga que "GB City é como um diamante em estado bruto, e que não precisa de ser lapidado".
Em 8 minutos de uma faixa, o Dj Ramjac, conseguiu juntar todas as músicas dos Beatles (226). Algumas delas é possível identificar, enquanto as restantes ficam indistintas.
Publico este vídeo para mostrar o talento que muita gente do mundo da internet consegue ter. Isto porque, este vídeo não foi realizado para esta música (apesar de encaixar perfeitamente), mas alguém se lembrou de os juntar, e fez muito bem e o "resultado final (música + imagens) é assombroso".
A música é dos Dead Can Dance, "Persophene" e o video foi realizado por Laurent Boutonnat para a cantora Milène Farmer na música “Sans Logique”.
O video demorou 3 dias a filmar e custou 200 mil euros.
Os Tiguana Bibles vão estar presentes no café concerto do Centro Cultural Vila Flor - Guimarães, dia 28 de Outubro, à meia noite, e o bilhete custa 3€.
A banda composta por: Tracy Vandal (Karelia, Dick Jhonson, Lincoln); Victor Torpedo (Tédio Boys, Parkinsons, Blood Safari); Augusto Cardoso (Bunnyranch); Carlos "Kaló" Mendes (Tédio Boys, Bunnyranch); Pedro Serra (Ruby Ann & The Boppin'Boozers)
Vão apresentar o novo álbum - In Loving Memory of... - que tem o a música "Surrender" como single:
Os Paus vão lançar o primeiro álbum no dia 24 de Outubro, com o mesmo nome da banda. Depois de em 2010 terem editado o EP "É uma água".
A banda, da bateria siamesa «operada» por Joaquim Albergaria e Hélio Morais (a quem se juntam Makoto Yagyu, no baixo, e João Pereira, nas teclas), vai apresentar o novo trabalho no dia 27 de Outubro no Lux em Lisboa e a 3 de Novembro no Hard Club no Porto.
"Planeta Música", um novo programa semanal de divulgação da Música Portuguesa estreou no sábado na RTP 1. O programa será apresentado por Mónica Ferraz (Mesa) e João Vieira (X-Wife).
Todos os sábados, o "Planeta Música" recebe 2 bandas/artistas convidados, uma já mais conhecida do público e outra ainda a começar. Este pretende ser o programa de referência na televisão portuguesa para todos os amantes de música pop/rock.
Amanhã pelas 22h00 no Externato S. Miguel de Refojos irão actuar algumas das bandas de garagem do nosso concelho. Uma boa oportunidade para ouvir o que de bom faz o pessoal por estas bandas. Será certamente uma noite bem passada ao som de Space Jam e Hellord!
Fiquem com um excerto dos Hellord numa actuação no Arco de Baúlhe:
Em entrevista à revista "Vanity Fair", Courtney Love afirmou que se o Kurt Cobain voltasse do além, o clima entre os dois não seria dos mais amistosos. Quando questionada sobre se havia ficado brava por Kurt ter-se matado, a cantora afirmou: "Brava? Acha? Se ele voltasse agora eu teria que matá-lo, por tudo o que ele fez". Love foi casada com o vocalista dos Nirvana e disse que a morte do marido causou muito mal a ela e à sua filha, Frances.
A cantora falou sobre as tentativas de suicído de Cobain antes de 1994. O cantor morreu em abril do mesmo ano, após atirar contra a própria cabeça. "Ele tentou matar-se três vezes", contou. Além disso, revelou também que os problemas com drogas eram frequentes. "Ele teve overdose pelo menos umas cinco vezes e eu era o serviço de emergência", disse a líder do Hole.
Courtney também contou sobre o seu problema com as drogas. Segundo ela, o processo de recuperação para livrar-se do vício afastou-a da filha. "Foi tudo culpa minha, eu nunca lia para ela", acerca das dificuldades de aprendizagem de Frances. A filha de Courtney Love até os 7 anos não sabia ler nem escrever.
"Boa noite, sejam bem vindos a mais uma emissão do Meio Metro de Pedra. O programa que todas as semanas vos conta as histórias que uma data de meninos e meninas andaram a fazer pelo rock do nosso belo país".
Meio Metro de Pedra é um documentário sobre a contracultura do rock'n'roll nacional desde o seu surgimento no fim da década de 50 até aos nossos dias.
Aqui fica o trailer do documentário "Meio Metro de Pedra", que em breve vai ser exibido um pouco por todo o país
No dia 31 de Agosto terá início a campanha “Por Um Objectivo”. Este projecto da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) reúne um conjunto de músicos portugueses reconhecidos pelo grande público que dão a voz pelos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos pelas Nações Unidas.
Os Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e os Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family associam-se a este projecto e pretendem alertar os jovens para questões humanitárias e de desenvolvimento, em particular para os ODM.
A campanha tem a duração de 8 semanas e é acompanhada de um passatempo. Em cada semana uma banda dedica uma música a um ODM e incentiva os jovens a adivinhar a que Objectivo se associam.
Como refere o Responsável de Comunicação da Plataforma Portuguesa das ONGD, “é necessário que os jovens sintam estas causas, pensem em como as podemos resolver e no final façam algo. Temos de agir para melhorar o mundo em que vivemos.” De realçar que este é um projecto sem qualquer recolha de fundos, onde as bandas têm como objectivo principal dar voz por um conjunto de causas que dizem respeito a todos nós.
Iniciativa realizada pela Plataforma Portuguesa das ONGD no âmbito do Contrato-Programa financiado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P.
Foo Fighters voltam à estrada. A banda, que sempre realizou videoclips marcantes, decidiu criar um video promocional da nova tour, em que os elementos representam caminonistas que fazem uma paragem numa estação de serviço.
O video chama-se "Hot Bun's" e foi realizado com duas versões, sendo que uma acaba por ser censurada que podem assistir: aqui. A versão não censurada:
Adriana Ferreira, adolescente natural de Cabeceiras de Basto, que venceu em 2010 o principal concurso de flauta do mundo, Concurso Internacional Carl Nielsen, vai apresentar o seu primeiro trabalho discográfico - “Danse des Sylphes” - no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães esta sexta feira, dia 2 de Setembro.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reconheceu no dia 28 de Março, na Casa da Música, os sucessos alcançados pela flautista, entregando um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo.
Adriana Ferreira salientou que “a música clássica devia fazer parte da formação das crianças e jovens” para a obtenção de uma educação mais rica e variada.
O mau tempo ainda assutou mas agora está tudo pronto para uma noite bastante agradável. Hoje no Arco de Baúlhe, naquela tradicional rua, realiza-se o Rock in Rua.
A entrada é livre, criando-se uma festa bastante acolhedora, e terá ínicio pelas 22horas.
O cartaz este ano consegue abranger difrentes gostos musicais. Vai estar presente uma banda de metal proveniente da terra, os Hellord; os Estroina, com um pop rock cantado em português, vindos de Fafe; os PeepShow (que não tenho a certeza se será a que estou a pensar) banda de grunge do Porto dos anos 90 que voltaram o ano passado; os muito conhecidos por todos Orangotang e os cabeça de cartaz The Dixie Boys, banda também do Porto, com muitos anos de música rockabilly e que vão fazer mexer o público logo à noite, sendo que para mim devem ser das melhores bandas que vieram nos últimos anos à nossa terra.
Acredito que logo a noite vai ser um sucesso, apareçam e entrem no espirito da música.
A 6º edição do Barco Rock Fest, na praia fluvial de Barco, em Guimarães, está inserida na programação da Capital Europeia da Cultura 2012, e talvez por isso se note uma maior aposta, tanto a nível de condições para o festival como de cartaz. Este realiza-se de 24 a 27 de Agosto, com dois palcos e com campismo.
DO estrangeiro chegam bandas como Katatonia com um tipo de música mais negra, da Suécia, The Pineapple Thief com um rock progressivo da Inglaterra, Triangulo de Amor Bizarro e 6PM da Espanha e os The Butterfly Explosion vindos da Irlanda.
Para completar o cartaz conseguiram juntar bandas portuguesas com bastante qualidade, como Paus, considerados uns loucos em palco, Zen, banda portuense que está de regresso aos palcos, O Bisonte, banda recente tocar rock cantado em português, os Utter banda de Braga.
De salientar que no dia 25 de Agosto vão estar presentes no palco principal a recente banda, mas que já muitos vão conhecendo, os Rapariga Eléctrica, com dois elementos de Celorico de Basto. Eles foram os vencedores do Fundasound Guimarães e assim receberam o prémio desta presença. Sobem ao palco às 22:30.
Podem consultar o cartaz completo, os horários das bandas e informações úteis no site do Barco Rock Fest
Depois de dois anos de existência, com dias bons outros nem tanto, temos cerca de 15 mil visitas.
O nosso interesse nunca foi, nem será, o de conseguir um grande número de visitas, mas estas representam pessoas interessadas em música tal como nós, e por isso vamos continuar a escrever...
Um dos objectivos deste blog foi divulgar o que de boa música aparece pelas nossas queridas terras de Basto, sendo que do nosso ponto de vista muito mais se pode fazer para criar nova música e eventos. Parece existir alguma falta de iniciativa e criatividade (ate da nossa parte), mas também muitos entraves à mistura, principalmente no concelho de Cabeceiras de Basto.
Sempre foi nosso desejo conseguir realizar um evento relacionado com o blog, para já ainda não foi possível, nem nos sentimos preparados, mas um dia acreditamos que vamos conseguir...
Está a chegar o primeiro festival de Verão das terras de Basto ... Sagres M Festival.
Este evento realiza-se em Molares (junto à casa das Eiras) em Celorico de Basto, no dia 30 de Julho com início marcado para as 22 horas. É organizado pela empresa Mond Eventos e patrocínado pela cerveja Sagres.
O cartaz é composto por bandas de rock nacional, com nomes que podem ser desconhecidos para alguns, mas que já demonstraram muito valor em palco.
Os Last Change, de Guimarães, existem desde 2009 e já actuaram por diversas vezes na região: Táscoela, Rock in Rua, RocknBee e Ovo de Rock no ano passado; actuaram também no Barco Rock Fest. Os The Brunch, que brevemente vão lançar o primeiro álbum, também actuaram no Ovo de Rock em Celorico de Basto. Os Suspensórios, banda de Celorico de Basto, penso que criados em 2009, primeiro para se divertirem a tocar, mas "descobriram que tinham pernas para andar e sobretudo voar". Os Stone Slaves, banda de Alcácer do Sal, sem sombra de dúvidas uma banda que agrada a muitos amantes de grunge e com muitos prémios no seu percurso: IV Toca e Segue (2008), Rio de Mouro; III Vieira Rock (2008), Vieira do Minho; I Rock N' Bee (2010), Mondim de Basto; XIV RocKastrus (2010), Esposende e já este ano venceram o 8º Rock Nordeste, Vila Real. Para animar o resto da noite vão estar presentes os Dj's Les Dirty Two e Nuno Dias.
Para quem fascina com verdadeiro rock e gosta de conhecer novas bandas o cartaz está muito apelativo e como a organização fica a cargo da Mond Eventos, que realizou a 1ª Edição do RocknBee, promete ser um festival marcante.
A 8ª edição do Rock Nordeste – Festival de Música Moderna promete um som de qualidade e muita animação. O Festival realiza-se nos dias 27 e 28 de Julho, em Vila Real no Complexo Codessais com entrada livre.
O Rock Nordeste caracteriza-se, antes de mais, por ser uma incubadora de novas bandas que concorrem entre si divididas pelos dois dias do festival sendo avaliadas por um Júri especializado e de renome: Miguel Pedro, dos Mão Morta, João Carvalho, Director do Festival Paredes de Coura, Vitor Figueiredo, Copywriter da SIC, Nuno Calado, radialista da Antena 3, Jorge Romão, dos GNR, Rui Manuel Santos, radialista e Nuno Lopes, actor e DJ.
Vão estar presentes as bandas que passaram pelo RocknBee, Stone Slaves e Qing of Qong, vencedoras da primeira e da segunda edição respectivamente.
Na primeira noite toca a banda vencedora da última edição, os Cintura, e o Nuno Calado, da Antena 3. Como cabeça de cartaz, os Mão Morta actuam no segundo dia do festival, promovendo o seu último álbum “Pesadelos em Peluche”, lançado em 2010 como comemoração dos 25 anos de carreira da banda, num dos poucos concertos que acederam realizar este ano. Para fechar o festival estará presente o Dj Nuno Lopes.
Rock Poets, banda já conhecida pelas terras de Basto, actuam hoje à noite, dia 8 de Julho, no Café/Bar Esplanada do Carvalhal, que se localiza perto da antiga escola primária do Arco de Baúlhe.
O Centro de Artes São Mamede recebe o derradeiro concerto da 3ª edição do FundaSound – Mostra de Música Pop de Guimarães, em que actuarão todas as 10 bandas concorrentes e se saberá quais são as duas vencedoras que terão, como prémio, a oportunidade de actuar no Barco Rock Fest 2011, altura em que receberão 1000 euros cada uma.
Cada banda actuará durante 15 minutos. O evento começa pelas 22h e tem entrada livre.
De salietnar a presença dos Rapariga Eléctrica, banda que possui dois elementos de Celorico de Basto.
Registe-se que a todas as 10 bandas concorrentes será oferecido o registo aúdio e vídeo das actuações no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor.
O projecto Foge Foge Bandido despede-se dos palcos com uma digressão que passa por Lisboa, Coimbra, Estarreja e Famalicão.
Será a última oportunidade para ver o quinteto portuense, liderado por Manel Cruz (Ornatos Violeta, Pluto, Supernada) e composto ainda por Nuno Mendes, Eduardo Silva, António Sérginho e Nico Tricot interpretar "O amor dá-me tesão/Não fui eu que estraguei".
Manel Cruz convida, assim, todos os que ainda não viram, assim como todos os que já viram, para as salas por onde o projecto ainda vai passar.
21 de Junho - Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
25 de Junho - Centro Cultural de Belém, Lisboa
1 de Julho - Cine-Teatro Estarreja, Estarreja
2 de Julho - Casa das Artes de Famalicão, Vila Nova de Famalicão
Les Paul nasceu a 9 de Junho de 1915, faria hoje 96 anos, mas faleceu em Agosto de 2009.
O Google criou um doodle com uma guitarra elécrtica para os utilizadores tocarem. O melhor disto é que nos EUA eles podem gravar o que tocaram e enviar para o youtube, certamente vão aparecer bons videos!
"Les Paul é das principais figuras do rock pelo seu trabalho no desenvolvimento da guitarra eléctrica, presente na maior parte das bandas de hoje em dia. O norte-americano foi pioneiro na utilização de várias técnicas para a criação de efeitos sonoros de guitarra, assim como na arte de lidar com o instrumento de seis cordas.
A primeira guitarra Gibson Les Paul, criada por Ted McCarty em colaboração com o Les Paul, foi comercializada em 1952. Esta viria a ser uma das mais icónicas guitarras eléctricas da história da música, preferida por estrelas como Slash, Jimmy Page, Pete Townshend, Peter Frampton, Gary Moore, Ace Frehley, Billie Joe Armstrong, Zakk Wilde e Eric Clapton." Público
A mítica banda de Britpop Pulp, que estará em Paredes de Coura no segundo dia do festival (18 de Agosto), está oficialmente de regresso. Depois de anunciarem o regresso, o primeiro concerto da banda foi em França, no dia 25 de Maio, assistam aos videos:
Depois de "Propaganda" os Orangotang, banda de Mondim de Basto, regressam com "Apneia". Algumas das músicas deste álbum foram apresentadas na final do Rock'n'Bee.
A banda tem concerto agendado na Fnac MarShopping no dia 28 de Maio pelas 22h.
"O Sleeveface é uma técnica que junta pessoas reais com capas de vinil. Agora criou-se uma variante do Sleeveface, mas sem a componente humana. Ou seja, a composição é feita unicamente com capas de discos de vinil que se juntam de forma a criar uma imagem totalmente nova. E deve ser bem mais difícil e trabalhosa do que o Sleeveface convencional." por ohomemquesabiademasiado
Foi-nos sugerido via email a audição de dois projectos portugueses pelo Leonardo Ramos, que aproveitamos então para partilhar aqui no blog:
Guta Naki: banda de Lisboa, que tive oportunidade de ouvir recentemente no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, que sem dúvida me deixou muito atraído. Fiquei espantado com a qualidade da voz da Cátia Sá Pereira, vocalista, e com a sua forma de estar em palco. Aconselho visitarem o site dos Guta Naki, foi criado de uma forma muito original. Deixo aqui duas músicas que já possuem videoclip:
Obrigado Leonardo Ramos, mais tarde apresento o outro projecto sugerido. Convido todas as pessoas que seguem o blog a sugerirem novos projectos que gostem para assim haver uma grande partilha entre nós, o email é: bastorockz@gmail.com.
O documentário sobre a tour Europeia de Sonic Youth e Nirvana em 1991, vai agora, depois de 20 anos, ser lançado em DVD com mais material e comentários.
O Teatro Cinema de Fafe parece estar a apostar num concerto de renome em cada mês, em Março foram os Sean Riley and the SlowRiders, agora para Abril está confirmada a presença de Sérgio Godinho.
O concerto é dia 16 de Abril, pelas 21:30, com um custo de 10€ e a duração de 90 minutos.
Sem dúvida um bom concerto para se ver no belo cenário do Teatro Cinema de Fafe e o preço é acessível. Espero por mais concertos nos próximos meses, caso seja essa a ideia deles.
Começa já no proximo sábado, 2 de Abril, o festival de bandas de garangem Rock'n'Bee, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto.
A banda convidada para a noite final volta a ser os Orangotang, penso que podiam ter apostado mais neste aspecto. Nota-se a falta de Dj's em cada eliminatória, sendo que a noite fica muito curta com apenas três bandas.
De 1 a 16 de Abril a cidade de Coimbra acolhe a 13ª edição do Festival Santos da Casa.
O Santos da Casa é o mais antigo programa de rádio inteiramente dedicado à música portuguesa. Diariamente entre as 19h e as 20h na antena dos 107.9FM, Fausto da Silva e Nuno Ávila numa viagem de uma hora pela música portuguesa. A qualquer hora do dia ou noite em http://santosdacasa.blogspot.comCom este festival pretende-se dar a conhecer ao público as bandas que o programa e o blog divulgam, dando primazia a bandas que nunca tenham actuado nesta cidade.
No ano em que a Rádio Universidade comemora 25 anos, o Santos da Casa “oferece” a Coimbra um Festival que irá fica, com certeza, na memória de muitos.
Sean Riley & The Slowriders vão apresentar-se no dia 26 de Março, pelas 21:30, no Teatro Cinema de Fafe. O concerto tem a duração de aproximadamente 70 minutos e o bilhete, para qualquer zona, custa 5€ e pode ser adquirido no posto de turismo de Fafe.
Nunca fui ao Teatro Cinema de Fafe, mas é de louvar este evento, só espero que não seja único. O preço é muito convidativo, a banda tem tido uma evolução muito grande, espero que seja um bom concerto! Já temos bilhetes!
Os resultados das bandas escolhidas para o II Rock'n'Bee já foram divulgados no blog do evento, pelo que a organização afirma, tiveram mais de 30 candidaturas, mas apenas 9 podiam ser seleccionadas para a fase final. A lista das bandas é:
- OldGun - Género: Garagem/Punk/Rock; Local: Vila Nova de Gaia
Não sei se as informações sobre as bandas estão correctas. Duas delas já participaram no concurso do ano passado, Qing of Qong e Promo, que se não me falha a memória, ambas chegaram à final.
Gostava de saber quais foram os critérios para a escolha deste grupo de bandas, quem são os organizadores do evento e como será organizado o evento, visto que no blog nada refere.
Depois de uma 1ª Edição do concurso de bandas de garagens com muito sucesso, a 2ª Edição já está agendada para o mês de Abril.
Este evento tem como objectivo dar a conhecer as bandas de garagem rock, que se vão formando um pouco por todo o país. As inscrições estão abertas até dia 15 de Março.
Prémios: 1º - 1000€
2º - 500€
3º - Voucher Aguahotels
Apesar das más condições de acesso de Cabeceiras de Basto para Mondim de Basto, espero mais uma vez conseguir rumar vários fins de semana até lá! Espero que o trabalho esteja a correr bem, a afluência das bandas esteja a ser boa, porque depois o povo faz a festa! Boa sorte.
"I had an operation and died and survived on the table. I had surgery on my leg and there were complications and I died on the table. I was in bed for three months."
Os norte-americanos Bloodhound Gang lançam esta segunda-feira o primeiro disco best of. «Show Us Your Hits» é o trocadilho no título da compilação que marca o regresso da banda de Jimmy Pop. Para este ano, a banda prepara também a edição do seu primeiro álbum de originais em seis anos, «Getting Laid on a School Bus».
Para além de êxitos como «Fire Water Burn» ou «The Bad Touch», os Bloodhound Gang apresentam neste best of ainda dois inéditos: «Disco Pogo» e o single «Altogether Ooky».
Recorda aqui alguns dos maiores hits dos Bloodhound Gang:
Trent Reznor vai voltar a fazer a banda sonora para um filme de David Fincher, noticia o jornal «The New York Times».
Depois de ter trabalhado em «A Rede Social», em 2010, o líder dos Nine Inch Nails irá agora trabalhar para o «The Girl With The Dragon Tattoo», a próxima longa metragem do realizador norte-americano.
«The Girl With The Dragon Tattoo» é uma adaptação do romance de Stieg Larsson, «Os Homens Que Odeiam As Mulheres», e será protagonizado por Daniel Craig (o actual James Bond). O filme tem estreia prevista nos EUA para o mês de Dezembro.
Após a despedida dos palcos dos Nine Inch Nails, em 2009, Trent Reznor formou um novo projecto com a sua mulher, Mariqueen Maandig, intitulado How To Destroy Angels. O EP de estreia, homónimo, foi lançado em Junho do ano passado.
The Legendary Tigerman prepara-se para lançar três novas canções a partir da próxima segunda-feira. O temas inéditos fazem parte de uma nova edição especial de «Femina», disco que chega finalmente ao mercado digital através do serviço MusicBox, da PT.
«Song For B.», com Dorit Chrysler, «The Wind Will Blow Everything», com Rita Braga, e «There She Goes», com Phoebe Killdeer, vão estar disponíveis para download gratuito entre 10 e 23 de Janeiro mediante inscrição no site.
A primeira edição de «Femina» foi lançada em 2009 e contou com a participação de várias cantoras, entre elas Asia Argento, Peaches, Rita Redshoes, Cláudia Efe e Cibelle.
Lisa Kekaula, outra das vozes do disco, foi esta sexta-feira anunciada como a última convidada para os concertos nos coliseus do Porto e de Lisboa, a 21 e 22 de Janeiro, respectivamente.
A vocalista dos The Bellrays junta-se assim às presenças já confirmadas de Jim Diamond, Mick Collins, Rita Redshoes, Cláudia Efe (Micro Audio Waves), Nell Assassin, João Doce (Wraygunn), DJ Ride e Dead Combo.