sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

They Will Save Rock N'Roll




Woman - Wolfmother(2005)



New Moon Rising - Cosmic Egg(2009)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ensaio de B Fachada, Manel Cruz e Samuel Úria

No Porto este fim-de-semana, aconteceu o encontro histórico de B Fachada, Manuel Cruz e Samuel Úria. Estas são as primeiras imagens do ensaio do trio para a Final do Festival Termómetro - 30 de Janeiro, 23h. Lx Factory.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MusicDNA: novo ficheiro digital de música lançado na Primavera

Um novo ficheiro digital de música, intitulado MusicDNA, que incluirá vídeos, letras e imagens, será lançado oficialmente na Primavera e poderá suceder ao mp3, anunciou no domingo o investigador norueguês Dagfinn Bach.

A revelação foi feita pelo fundador da Bach Technology no MIDEM, a feira internacional sobre edição discográfica que decorre em Cannes, França.

Dagfinn Bach, que já tinha trabalhado na criação do mp3, revelou que o MusicDNA é um ficheiro que pode ter até 32 gigabites (GB) de capacidade de informação e incluir a letra da canção, vídeos, imagens, comentários de blogues, estando por isso em permanente actualização.

A música tem evoluído de uma forma surpreendente, desde os discos em vinyl, cassetes, CD's e mp3, agora chega-nos mais um formato que nos vai obrigar a refazer as nossas bibliotecas musicais novamente!

domingo, 24 de janeiro de 2010

O Buraco da Minhoca- Jeff Buckley

29 de Maio de 1997… Jeff ousa mergulhar nas águas do Wolf River. Keith Foti, seu colega, dirige-se ao carro para guardar alguns objectos. No regresso depara-se com nada. Gritou e gritou por Jeff… Entretanto uma luz emerge, entre os cantos do universo como se de um milagre tratasse.…

Dotado de uma voz invejável e com uma boa formação musical, Jeff nunca quis ser comparado com o seu pai (Tim Buckley). Integrou bandas funk, jazz e punk e chegou mesmo a tocar nos Banana Republic.

Em 92, começou a apresentar-se a solo num bar nova-iorquino, “Sin-é”. Segundo Jeff foi onde mais tocou e gostava de tocar: “Era um local pequeno, onde as pessoas iam para conversar e não para ouvir alguém cantar músicas desconhecidas.”

“Grace”, o seu primeiro álbum, foi lançado em 1994. Foi aclamado pela crítica e por artistas como Bono Vox: “Jeff Buckley é uma gota cristalina num oceano de ruídos”.
Apesar de grandes expectativas, “Grace” vendeu muito menos do que o esperado. A música era considerada leve demais para o que se ouvia na época.

Em 96 Buckley começa a compor e a trabalhar novas músicas para o segundo álbum.

E assim foi… até ao dia em que Jeff e Keith se dirigiam ao estúdio para iniciar as gravações do novo disco. Pelo caminho, decidem parar para descansar... Uma semana depois, Jeffrey Scott Buckley é encontrado nos braços do Mississipi.

Apesar da tragédia, Buckley deixa-nos uma obra e um estilo de arrepiar aos deuses. O seu talento continua a conquistar novos fãs e é citado frequentemente por artistas e músicos conhecidos. "Grace" é considerado um dos melhores álbuns de sempre.


sábado, 23 de janeiro de 2010

Venham mais 30

Celebram-se hoje 30 anos desde o lançamento do primeiro álbum de um dos melhores cantautores portugueses de sempre.

Ar de Rock foi lançado a 23 Janeiro de 1980 e desde aí nunca mais o "Chico Fininho" saíria dos ouvidos dos portugueses, coleccionando êxitos durante todos estes anos, que marcaram gerações da música nacional.

Pessoalmente, lembro-me de uma em especial, que ainda hoje me recordo nostalgicamente de cantarolar durante a minha infância:

Homens da Luta desclassificados do Festival da Canção

Das trinta canções escolhidas para votação online para alcançar a final do 46º Festival RTP da Canção, o tema dos Homens da Luta foi desclassificado.

«Luta Assim Não Dá», com letra de Jel e música de Vasco Duarte, foi «desclassificada por desrespeitar um dos artigos do regulamento», onde se exige que as canções concorrentes «nunca tenham sido tocadas em público», segundo comunicado da produtora do grupo.

«A responsabilidade desta desqualificação é inteiramente nossa, pois, em verdade, não lemos o regulamento e limitámo-nos a enviar uma das nossas canções mais animadas que tanto êxito tem tido nos muitos concertos», lê-se no mesmo comunicado.

O grupo «acreditou que o facto da canção de ser inédita, original e ainda não editada estaria dentro das regras da maior montra das canções portuguesas que é o Festival da Canção RTP».


As restantes canções continuam disponíveis no site oficial do festival para votação até dia 27. Das 29 canções a concurso 24 chegarão à final e uma delas representará Portugal no Festival da Eurovisão, que este ano se realiza de 25 a 27 de Maio no Telenor, em Oslo.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

YouTube lança novo serviço para encontrar música

O portal de vídeos YouTube lançou esta quinta-feira, discretamente, um serviço para criar e partilhar listas de música retiradas do arquivo oficial da Vevo.

Com tantos motores de busca para música (Grooveshark, Songza), era só uma questão de tempo até que o YouTube lançasse um serviço para procurar e gerar playlists de música. «The YouTube Music Discovery Project» ainda está em fase experimental, mas tem as funcionalidades essenciais para começar a criar listas de músicas e partilhá-las (via e-mail) com os amigos.

A página do YouTube Discovery Project tem uma caixa para colocares o nome do artista e depois carregas no botão «Disco» para encontrar a música. Aparece uma lista das faixas (e vídeos) disponíveis do artista, e podes encontrar artistas relacionados, para além de criar e salvar mixtape variado para o teu perfil no YouTube.

Festival Termómetro já encontrou finalistas e convidados!!

Já estão encontrados os seis finalistas para a 15ª edição do Festival Termómetro. Os portugueses You Can't Win Charlie Brown, The Hypers e Long Way To Alaska, os alemães BlackTaxxi, os belgas Hallo Kosmo e os espanhóis Autumn Comets foram as bandas escolhidas.

Para além das actuações dos projectos que participam na competição, será ainda realizado um concerto especial com os convidados especiais Manel Cruz, Samuel Úria e B Fachada.

«Claramente influenciados pelo projecto três vozes que juntava no mesmo palco Sérgio Godinho, Fausto e José Mário Branco, decidimos fazer a versão novo milénio da coisa. E assim fizemos o convite a três vozes de uma nova geração - a nossa - para que se juntassem em palco, ao mesmo tempo, interpretando os temas uns dos outros», Fernando Alvim, director do festival.

A final acontece no dia 30 de Janeiro, no Lx Factory, em Lisboa.
Os bilhetes para a final do Termómetro, custam 5€, e estão à venda no Lx Factory e através do site Termometro.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rock n'Bee - Festival de Bandas de Garagem em Mondim de Basto

Inicia-se este fim de semana (Sábado, dia 23) na vila de Mondim de Basto o festival de bandas de garagem Rock N'Bee.

Excelente iniciativa a meu ver, por parte da Câmara Municipal de Mondim de Basto, que vem deste modo oferecer alguma diversidade às noites das terras de Basto, que já há muito se tornaram monótonas, com uma oferta abundante mas muito pouco variada.

A estimulação e promoção dos jovens talentos musicais do nosso país são os objectivos deste evento, o que merece realmente destaque, uma vez que infelizmente este tipo de iniciativas não abunda nestas regiões e que pessoalmente gostaria de ver reproduzida no meu concelho.

O Rock N'Bee irá realizar-se todos os sábados, até ao próximo dia 20 de Fevereiro, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários, sendo apresentadas 4 bandas por sessão.
Dia 27 do mesmo mês, será realizada a final com as 5 bandas seleccionadas entre as 20 concorrentes, que contará ainda com a presença dos já bem conhecidos Orangotang.

Aqui fica o cartaz para este fim de semana:

Dia 23 de Janeiro:
SALVIA (Leça do Balio) - 22:00 horas
ROCK POETS (Guimarães) - 22:30 horas
FINAL MERCY (V.N.Famalicão) - 23:00 horas
NEVER END (Lisboa) - 23:30 horas

Ver cartaz completo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Smashing Pumpkins lançam nova música



Todas as 44 músicas de "Tergarden By Kaleidyscope" serão lançadas gradualmente e disponibilizadas gratuitamente. Aproveitem!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sean Riley & the Slowriders em digressão

Sean Riley e os Slowriders vão mostrar o novo álbum «Only Time Will Tell» numa digressão que arranca esta dia 21 de Janeiro...
O concerto está marcado para o Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. O início da actuação está marcado para as 21h30.
Espero conseguir ir!! Bilhete para estudantes é 5€.

As restantes datas e locais são:
29 Janeiro CENTRO CULTURAL DE ÍLHAVO ÍLHAVO
06 Fevereiro KASTRUS RIVER KLUB ESPOSENDE
13 Fevereiro PASSOS MANUEL PORTO
24 Fevereiro TEATRO ANGRENSE ANGRA DO HEROÍSMO, Açores
20 Março CENTRO CULTURAL DE VILA DAS AVES VILA DAS AVES
09 Abril PAX JULIA-TEATRO MUNICIPAL BEJA
10 Abril TEATRO MUNICIPAL DE PORTIMÃO PORTIMÃO
15 Abril TEATRO AVEIRENSE AVEIRO
17 Abril CENTRO de ARTES e ESPECTÁCULOS PORTALEGRE
30 Abril TEATRO ACERT TONDELA
13 Maio TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA LEIRIA
15 Maio FÓRUM CULTURAL DE ALCOCHETE ALCOCHETE
22 Maio CENTRO CULTURAL DO CARTAXO CARTAXO
18 Junho TEATRO DO CAMPO ALEGRE PORTO

Paul McCartney quase foi para os Them Crooked Vultures

Paul McCartney esteve perto de se tornar baixista dos Them Crooked Vultures... Nem sei qual o melhor!

A história começou quando McCartney e Dave Grohl foram jantar depois de terem tocado juntos na última cerimónia dos Grammy em Fevereiro. «O Dave disse-me que estava a formar uma banda com o Josh (Homme)»

«Eu perguntei-lhe quem era o baixista e ele disse-me que já tinha falado com o John Paul Jones». McCartney também falou sobre a participação no concurso britânico X Factor explicando que muitos amigos o aconselharam a não ir.

Via Daily Mail.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Novos aparelhos musicais - NAMM 2010

O evento internacional de produtos musicais, «NAMM», realizou-se este fim-de-semana em Ananheim, Califórnia, e apresentou alguns aparelhos novos da indústria dos instrumentos musicais.

Gibson lançou uma guitarra robot, que se afina automaticamente:


Pear Drums E Pro Live:


David Mustaine da banda heavy metal Megadeath explicou a sua preferência por amplificadores da marca «Marshall»:


O baterista Mike Portnoy de Dream Theater, falou da sua relação com a marca de equipamentos Sabian:


domingo, 17 de janeiro de 2010

Peaches novo vídeo: «Mommy Complex»

A norte-americana Peaches, que esteve em Paredes de Coura 09, acaba de estrear o vídeo de «Mommy Complex». O tema é o quarto single a ser retirado do último álbum «I Feel Cream».

Com uma forte carga sexual, como já é hábito na música da cantora, o teledisco mostra uma colorida Peaches acompanhada de cinco dançarinos com caras pintadas de amarelo e munidos de glow sticks usados em raves.

Peaches - 'Mommy Complex' Official Music Video

Peaches | MySpace Music Videos

sábado, 16 de janeiro de 2010

Música ajuda Haiti

Os Blink 182 criaram uma T-shirt da sua mascote segurando a bandeira do Haiti, que pode ser comprada no site da banda, as vendas serão doadas à Cruz Vermelha do Haiti.

Os Arcade Fire, que conta com Régine Chassagne descendente Haitiana, pediram ajuda aos fãs para esta causa. "O Haiti precisa da sua ajuda nesta hora de trevas", diz a mensagem assinada por Win Butler e Régine Chassagne. "Acabamos de falar ao telefone com nossos amigos na [ONG] Partners in Health. A maior parte da infraestrutura médica de Porto Príncipe ruiu. Como as clínicas da Partners in Health estão situadas nos arredores e não foram danificadas, eles estão mobilizando recursos para a capital, instalando hospitais em campo para tratar os feridos no local", explicam, disponibililzando um link para que os fãs possam fazer doações à organização.

Au Revoir Simone escreveram no Facebook e no Twitter : "Se tiverem uns dólares a mais, por favor partilhem-nos com os trabalhadores no Haiti" e acrescentaram o site dos Médicos Sem Fronteiras.

Por seu turno, Chris Martin, dos Coldplay , afirmou que, em 2002, visitou o Haiti no âmbito de uma missão humanitária, tendo encontrado "um país de pobreza extrema e condições de vida miseráveis. Em Port-au-Prince, a maior parte das pessoas vive em barracas. O terramoto deve ter transformado a cidade num inferno inimaginável. As pessoas do Haiti precisam desesperadamente de ajuda e assistência".

Angelina Jolie e Brad Pitt mostraram a sua preocupação com a situação no Haiti, preparando-se para doar um milhão de dólares. George Clooney vai apresentar um programa na MTV, dia 22 de Janeiro, para angariar fundos.

Em Portugal, pode ajudar as vítimas do terramoto do Haiti:
Fazendo uma doação para a conta CÁRITAS AJUDA HAITI - o NIB é o 0035 0697 0063 0007 5305 3;
A Cruz Vermelha também está a aceitar donativos.;
Para contribuir para a campanha de emergência da AMI no Haiti.

Documentário de Blur

Os ingleses regressaram aos palcos e quiseram imortalizar o momento numa edição dupla... «No Distance Left to Run» vai sair em DVD no dia 15 de Fevereiro.

O filme foi apresentado, pela primeira vez, no dia 14 de Janeiro no Leicester Square de Londres. Agora, no próximo dia 18, vai estar em exibição nos cinemas mundiais.

O documentário vai sair também em DVD, numa edição de dois discos. O primeiro conta com o documentário em si. O registo mostra o reencontro da banda. Uma produção da responsabilidade de Will Lovelace e Dylan Southern. Os realizadores captaram imagens da banda durante o ano de 2009, incluindo os concertos da reunião.

É o segundo disco que contém uma dessas actuações. O concerto em Hyde Park, no Verão passado, foi o escolhido para ser incluído completo no DVD.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Buraco da Minhoca- The Dictators

The Dictators é uma banda originária de Nova Iorque, formada em 1973. Foram um dos melhores e mais influentes grupos de proto-punk de sempre. Steven Van Zandt, chamou-os de "Elo de ligação entre a era dos The MC5, Stooges, NY Dolls, e a explosão do punk da segunda metade da década de 70".

The Dictators - Back to Africa


The Dictators - California Sun

Entrevista a Minta (Francisca Cortesão)

Minta foi escolhida para a banda de David Fonseca mas tem também um projecto a solo. Conheça as evoluções da cantora na seguinte entrevista:

Entrevista Minta

MyPortugal | MySpace Video

Baterista de apenas 5 anos!!

Jonah Rocks tem apenas 5 anos e já se diverte numa bateria de gente grande!!


O talento de Jonah chamou a atenção do baterista dos Kiss, Eric Singer, que o convidou para "brincar" na sua bateria durante um Soundcheck.


Segundo o seu site oficial, Jonah toca desde os 3 anos e nunca teve aulas de bateria. Hoje é patrocinado por algumas marcas de instrumentos. Podem ver mais videos no seu site. Só espero que chegue longe!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Lightspeed Champion homenageia Elvis Presley

Vê a homenagem de Lightspeed Champion a Elvis, que completaria 75 anos este ano, com a versão«Devil in Desguise».

Teaser do documentário dos Blink-182

«The Blinkumentary» irá acompanhar o trio durante o processo de gravação do sexto álbum de estúdio e o primeiro desde que a banda anunciou o seu regresso em 2009.

Diversos operadores de câmara têm seguido Mark Hoppus, Travis Barker e Tom DeLonge, que decidiram esperar que a temporada de concertos terminasse para poderem avançar com um novo projecto. No entanto, ainda não é conhecida a data de lançamento do álbum nem do documentário.

«Ninguém sabe ao certo o que esperar do novo disco dos Blink-182», confessou DeLonge, garantindo, ao mesmo tempo, que será «a mais ambiciosa composição» da banda até ao momento.

Um ano depois de anunciarem que estavam de volta, os Blink-182 concentram-se agora neste novo projecto, que surge mais de quatro anos depois do trio se ter separado.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Possível regresso dos... System Of a Down


A banda System Of A Down, que está inactiva desde 2006, pode estar prestes a voltar. Pelo menos é o que o baixista, Shavo Odadjian, insinuou com um post no Twitter, que criou muita expectativa nos fãs:

"Are u guys ready for System???".

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Banda sonora de «Alice no País das Maravilhas»

Já é conhecida a banda sonora do filme «Alice no País das Maravilhas», esta vai ser lançada num álbum intitulado «Almost Alice».

O disco será lançado nos EUA em Março, mas no mês de Fevereiro será revelado o primeiro videoclip com o tema «Alice (Underground)».
Já o novo filme de Tim Burton chega aos cinemas portugueses a 4 de Março.

1. «Alice (Underground)», de Avril Lavigne
2. «The Poison», de The All-American Rejects
3. «The Technicolor Phase», de Owl City
4. «Her Name Is Alice», de Shinedown
5. «Painting Flowers», de All Time Low
6. «Where`s My Angel», de Metro Station
7. «Strange», de Tokio Hotel e Kerli
8. «Follow Me Down», de 3OH!3 featuring Neon Hitch
9. «Very Good Advice», de Robert Smith
10. «In Transit», de Mark Hoppus com Pete Wentz
11. «Welcome to Mystery», de Plain White T`s
12. «Tea Party», de Kerli
13. «The Lobster Quadrille», de Franz Ferdinand
14. «Running Out of Time», de Motion City Soundtrack
15. «Fell Down a Hole», de Wolfmother
16. «White Rabbit», de Grace Potter and the Nocturnals

Destaque para Robert Smith, The Cure, e Franz Ferdinand!

Vampire Weekend: Contra

O novo álbum dos nova-iorquinos Vampire Weekend, «Contra», já chegou ao MySpace à algum tempo, onde podem ouvir todas as músicas, chegando ontem às lojas.

O segundo disco de estúdio dos Vampire Weekend surge dois anos após a estreia homónima e voltou a ser produzido pela própria banda.

«Cousins» é o primeiro single oficial e o vídeo pode ser visto aqui:


O grupo acaba de lançar o segundo álbum, mas já planeia a produção do próximo trabalho: "Acho que vamos ficar em digressão na maior parte do ano e acredito que já estamos a pensar no nosso próximo álbum e no quanto poderíamos deixar pronto durante as viagens", disse o baixista Chris Baio.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lista IMDB filmes da década

A lista a seguir é referente à avaliação dos leitores do portal IMDB (Internet Movie Database).

Top Rated "2000s":

1. 8.8 The Dark Knight (2008) 416,040
2. 8.8 The Lord of the Rings: The Return of the King (2003) 333,554
3. 8.7 Cidade de Deus (2002) 149,841
4. 8.7 The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001) 359,175
5. 8.6 Memento (2000) 247,423
6. 8.6 The Lord of the Rings: The Two Towers (2002) 301,689
7. 8.6 Avatar (2009) 130,503
8. 8.5 WALL·E (2008) 158,278
9. 8.5 Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001) 165,033
10. 8.5 Das Leben der Anderen (2006) 65,334
11. 8.5 Sen to Chihiro no kamikakushi (2001) 90,492
12. 8.5 The Pianist (2002) 120,295
13. 8.5 The Departed (2006) 237,038
14. 8.4 Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004) 200,370
15. 8.4 Requiem for a Dream (2000) 167,998
16. 8.4 Up (2009) 73,301
17. 8.4 Inglourious Basterds (2009) 121,817
18. 8.4 El laberinto del fauno (2006) 137,418
19. 8.4 Der Untergang (2004) 74,071
20. 8.4 The Prestige (2006) 180,696

E os piores foram:
1. 1.1 The Maize 2: Forever Yours (2006) 690
2. 1.2 Dead at the Box Office (2005) 491
3. 1.2 Yyyreek!!! Kosmiczna nominacja (2002) 513
4. 1.2 Gulczas, a jak myslisz... (2001) 641
5. 1.2 A-List (2006) 430

Estou a postar esta lista, não por a considerar boa qualitativamente, nem que concorde com estas escolhas.

HIM regressaram do frio: Heartkiller

Os finlandeses HIM, regressam do frio... já revelaram o vídeo do novo single «Heartkiller». O tema é o primeiro a ser extraído de «Screamworks: Love in Theory and Practice», o novo álbum, que tem lançamento nos Estados Unidos agendado para o dia 09 de fevereiro.

Heartkiller

HIM | MySpace Music Videos

Música ajuda crianças

Gostava de partilhar convosco o novo estudo conduzido pela Universidade de Haifa indica que terapia musical pode assistir na aquisição da fala em crianças entre os dois e três anos de idade, segundo a «Science Daily».

Algumas crianças que nascem com debilitações auditivas são sujeitas a implantes no ouvido, o que habitualmente possibilita a criança a ganhar 90 por cento da audição normal. A seguir da operação, a criança, que nunca tinha tido ouvido antes, tem de se submeter a um processo de reabilitação antes de conseguir falar.

«A música tem vários elementos que são componentes da língua falada, portanto como forma de comunicação não verbal, é útil para estas crianças que ainda não são capazes de falar».

O estudo consistiu em 16 sessões para crianças após implantação cóclea, oito das quais com actividades musicais. Cada sessão foi gravada em vídeo e analisada, e os resultados mostraram que nas sessões em que terapia musical foi implementada, comunicação espontânea foi marcadamente mais frequente e prolongada nas crianças.

«Música pode ser um elo de ligação entre o mundo silencioso que a criança conhecia, e o novo mundo de sons que foi revelado depois da operação. Terapia musical está gradualmente a ser introduzida na área da reabilitação, mas há muito trabalho a fazer para expandir a conhecimento público desta área importante».

domingo, 10 de janeiro de 2010

"Brother Sport" - Animal Collective

Parece uma brincadeira de crianças:

sábado, 9 de janeiro de 2010

Tocar piano interactivo no YouTube

Um video interactivo, da empresa de produção sueca Kokokaka, permite tocar as notas de um piano em tempo real utilizando as anotações do YouTube. Experimenta aqui:

Tocaste alguma coisa?!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Onda Metal invade Braga


Irá realizar-se amanhã, dia 9 Janeiro, no DINAAMO de Panoias, Braga, o 1º round do W:O:A METAL BATTLE PORTUGAL 2010 Festival.

Esta é uma iniciativa que tem por fim seleccionar uma banda nacional para participar no conceituado Wacken Open Air, na Alemanha.

De entre as 60 bandas que concorreram inicialmente, apenas 20 foram seleccionadas, e irão competir durante este mês de Janeiro em 4 pontos do país (Braga, Lisboa, Faro e Porto).
Assim, no final desta fase restarão apenas 5 bandas, que irão participar na final nacional, a ter lugar no palco do maior festival metal da península ibérica, o SWR Barroselas Metalfest, da qual sairá a banda vencedora e consequente representante portuguesa no Wacken.

Aqui fica o cartaz para amanhã:

ROUND #1 | 09 Janeiro | DINAAMO Panoias (BRAGA) | 21:00 |

ATOMIK DESTRUKTOR | Braga |
COLDFEAR | Barcelos |
DECREPIDEMIC | Braga |
SUFFOCHATE | Matosinhos |
URNA | Guimarães |

O preço para este evento são simbólicos 5euros, que incluem ainda a entrada e transporte para um After Hours a realizar no Insólito Bar, com a presença da incontornável figura do metal nacional António Freitas, que será o DJ de serviço.

Links para mais informação:
www.metal-battle.com/metal-battle/portugal/

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Nova imagem do Centro Cultural Vila Flor

Ano novo, imagem nova. O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, entra neste novo ano com uma nova imagem gráfica, mais contemporânea, e um novo logótipo, mais dinâmico, que têm como objectivo comunicar, de forma ainda mais eficaz, não só os conteúdos programáticos do CCVF mas também a sua qualidade estética e artística.

Com a energia redobrada após um habitual período de férias, o Centro Cultural Vila Flor apresenta em Janeiro uma programação onde a área dominante será a música.
O Café Concerto será assim, durante este mês de Janeiro, um palco privilegiado para a apresentação dos últimos álbuns de algumas das mais aplaudidas bandas do panorama nacional.

O primeiro fim-de-semana é ocupado por Sean Riley & The Slowriders (08 de Janeiro) e pelos Old Jerusalem (09 de Janeiro).

Seguem-se as actuações de The Weatherman (dia 16), do projecto Papercutz (dia 23) e da cantora Maria Anadon (dia 30).

Os preços são muito convidativos, 2.50€, o único senão que encontro é o reduzido espaço do café para este tipo de concertos, e claro é preciso ter atenção que deve ficar muito cheio. Mas é muito bom ter um espaço que nos pode oferecer bons concertos a preços acessíveis.
Este fim de semana não consigo ir ver nada, mas para o próximo tenho que ir.

Para consultar a restante agenda carreguem aqui.

Melhores Álbuns Nacionais 2009 em Vídeo (Selecção Bastorockz)


Com o fim do ano surgem sistematicamente os "tops" disto, daquilo, de tudo e de mais alguma coisa.

Confesso não ser muito apologista deste género de hierarquia, principalmente num gosto tão pessoal e íntimo como é a música, e acho mesmo quase humanamente impossível haver um "top" que seja consensual na sua integralidade para duas pessoas, por muitos gostos e convivências que partilhem. Considero, portanto, que na generalidade dos casos, a validade dessas tabelas seja quase nula.

Por essas e por outras, decidimo-nos ficar por uma curta lista, mais ao género de menção honrosa, ao que de melhor se fez em território nacional no decorrer de 2009.

Esta foi a selecção feita pelos membros do Bastorockz para a lista de melhores álbuns portugueses de 2009:


The XX no Porto


Os The XX, uma das mais badaladas bandas em 2009, e considerados pela generalidade dos críticos como a banda revelação de 2009, visitam Portugal em Maio para 2 concertos.

A 25 de Maio a banda actua na capital (Aula Magna), e no dia seguinte, 26 de Maio, dirigi-se ao Porto (Casa da Música) para mais um concerto.
O preço dos bilhetes deverá rondar os 25 euros.

Entra muitas outras, os fans terão certamente oportunidade de ouvir o belíssimo single do álbum, este Crystalised:


terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Alerta Para os Fãs de Johnny Cash

Está para breve o lançamento de mais um álbum póstumo do lendário "Man in Black". Intitulado de "American VI: Ain't No Grave", este disco vem dar seguimento ao projecto "American Recordins" que teve ínicio em 1994.

Deixo aqui o single, "Help Me", do álbum "American V: A Hundred Highways":

Bono reafirma luta contra pirataria

O vocalista da banda irlandesa U2, Bono, reforçou neste domingo a importância da luta contra o download ilegal de músicas e filmes da Internet, sublinhando que a prática prejudica muito os artistas.
«A única coisa que protege as indústrias do cinema e da TV do destino que conheceram a música e os jornais é o tamanho dos arquivos», escreveu o cantor numa coluna publicada pelo New York Times.

Contudo, dentro de alguns anos, os avanços da tecnologia permitirão descarregar uma temporada inteira da série «24» em 24 segundos, alertou.

Para Bono, uma década de partilha e de roubo de arquivos musicais comprovou que os que sofrem com essa situação são os próprios artistas, sobretudo os jovens compositores que não se conseguem sustentar apenas com a venda de ingressos para espectáculos e a venda de camisolas», acrescentou.

Segundo o cantor, os esforços levados a cabo pelos EUA (no combate à pornografia infantil) e da China (na mobilização para caçar os ciberdissidentes) provaram que é «totalmente possível controlar» o conteúdo que circula na rede.

«Talvez os magnatas do cinema tenham sucesso onde os músicos fracassaram, e consigam mobilizar os Estados Unidos para a defesa da indústria mais criativa do mundo», concluiu Bono.

Via Diário Digital

domingo, 3 de janeiro de 2010

A Propósito do Possível Regresso dos Soundgarden...


Aqui está uma das minhas músicas preferidas da banda de Seattle.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Novo ano com regresso de bandas míticas: Soundgarden e Led Zeppelin

Muitas têm sido as bandas, que atingiram grande sucesso à já alguns anos, que por vários motivo terminaram, e que estão a retomar.

Agora é a vez dos... Soundgarden voltarem ao activo...
Os norte-americanos Soundgarden anunciaram o regresso ao activo, depois de uma paragem de 12 anos. A notícia foi divulgada através do site do vocalista da banda, Chris Cornell, que esta sexta-feira publicou a seguinte mensagem dirigida aos fãs:

«A espera de 12 anos acabou. Estamos de regresso à escola».

Espero que seja um grande regresso e que a actualidade possa voltar a viver os bons anos do grunge, que já deixam muitas saudades.

Mas, surpresa ainda maior é o possível regresso dos... Led Zepplin.
O guitarrista Jimmy Page disse que uma futura reunião do Led Zeppelin depende apenas da vontade do vocalista Robert Plant:

"You'd better ask Robert Plant what the future of Led Zeppelin is. Musicians can always play together but I don't think you can go out with a band called Led Zeppelin if you haven't got the original vocalist."

De acordo com o site Contact Music, Robert Plant admitiu que tem conversado com organizador do Festival Glastonbury, que acontece em Junho, mas não confirmou que será para uma apresentação do Led Zeppelin.

Sobre este possível regresso, pouco se pode dizer, apenas a esperança que de facto se venha a realizar.

The White Stripes em documentário

«The White Stripes Under Great White Nortern Lights» é o nome do documentário que mostra a dupla The White Stripes como nunca foi vista.

Emmet Malloy é o realizador desta produção, estreada no Festival Internacional de Toronto, que tem como argumento uma tournée da dupla, feita pelo Canada em 2007.

O registo, maioritariamente a preto e branco, concede uma abordagem mais pessoal às estrelas do rock, que sempre conservaram uma identidade reservada.

O realizador conseguiu captar o lado emocional de toda a viagem, que acabou com um concerto para celebrar o décimo aniversário na Nova Scotia.

O trailer pode ser visto aqui: