domingo, 24 de janeiro de 2010

O Buraco da Minhoca- Jeff Buckley

29 de Maio de 1997… Jeff ousa mergulhar nas águas do Wolf River. Keith Foti, seu colega, dirige-se ao carro para guardar alguns objectos. No regresso depara-se com nada. Gritou e gritou por Jeff… Entretanto uma luz emerge, entre os cantos do universo como se de um milagre tratasse.…

Dotado de uma voz invejável e com uma boa formação musical, Jeff nunca quis ser comparado com o seu pai (Tim Buckley). Integrou bandas funk, jazz e punk e chegou mesmo a tocar nos Banana Republic.

Em 92, começou a apresentar-se a solo num bar nova-iorquino, “Sin-é”. Segundo Jeff foi onde mais tocou e gostava de tocar: “Era um local pequeno, onde as pessoas iam para conversar e não para ouvir alguém cantar músicas desconhecidas.”

“Grace”, o seu primeiro álbum, foi lançado em 1994. Foi aclamado pela crítica e por artistas como Bono Vox: “Jeff Buckley é uma gota cristalina num oceano de ruídos”.
Apesar de grandes expectativas, “Grace” vendeu muito menos do que o esperado. A música era considerada leve demais para o que se ouvia na época.

Em 96 Buckley começa a compor e a trabalhar novas músicas para o segundo álbum.

E assim foi… até ao dia em que Jeff e Keith se dirigiam ao estúdio para iniciar as gravações do novo disco. Pelo caminho, decidem parar para descansar... Uma semana depois, Jeffrey Scott Buckley é encontrado nos braços do Mississipi.

Apesar da tragédia, Buckley deixa-nos uma obra e um estilo de arrepiar aos deuses. O seu talento continua a conquistar novos fãs e é citado frequentemente por artistas e músicos conhecidos. "Grace" é considerado um dos melhores álbuns de sempre.


1 comentário:

  1. Muito esperei pelo teu buraco da minhoca sobre o Jeff Buckley, penso ser uma das vozes que mais aprecias!! EU também!

    ResponderEliminar