quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Buraco da Minhoca- Pop Dell'Arte


Pop Dell'Arte é uma banda portuguesa oriunda de Lisboa, formada em 1984. Possui uma sonoridade difícil de caracterizar e constitui uma das bandas mais originais e inovadoras do nosso país.
Apesar de terem cessado e reatado as suas funções diversas vezes o grupo de Campo de Ourique encontra-se actualmente no activo.

Dezembro de 1987...Depois de alguns trabalhos editados entre concertos e concursos eis que a banda lança o seu primeiro álbum, "Free Pop". O jornal britânico "Sounds" atribui-lhe 4,5 pontos (em 5 possíveis).
Contudo, o Jornal "Blitz" atribui apenas a 10ª posição na lista dos melhores portugueses desse ano.

No ano seguinte o jornal de música, "LP", elege os Pop Dell’Arte como a melhor banda do ano. O concerto na Aula Magna em Janeiro é considerado o melhor desse ano e distinguem João Peste como melhor vocalista.
Incompreendidos por uns, o grupo é alvo de muitas críticas: “aquilo que os Pop Dell’Arte fazem não é música”. Enquanto isso, outros consideram o grupo como a genialidade da mesma.

Em 1999, o projecto , "Free Pop" é eleito para os 100 álbuns mais importantes de música popular portuguesa do 2º milénio, num livro editado pela FNAC. Surge, também, na lista dos 20 melhores álbuns do século XX do Diário de Notícias.

Depois de muitos trabalhos editados e diversos prémios os portugueses são, hoje, uma banda respeitável. É indiscutível o contributo que deram à música nacional e é por isso, uma das bandas mais importantes e influentes da indústria alternativa.

Sugiro que passes no site da banda e jogues o "Esborre". Este é um jogo que a banda dedica ao Rui Veloso por este lhes atribuir zero pontos em todos os critérios de avaliação no concurso de música, "Rock Rendez-Vous", de 1985.


Podes ouvir em baixo a música "Wildn Chic":

Sem comentários:

Enviar um comentário