Todas as semanas, vou escrever, sobre uma banda ou artista, que foram importantes para a música rock. Ícones que influenciaram gerações, impulsionadores de novas tendências ou simplesmente “desconhecidos” que por algum motivo nunca pisaram o passeio da fama mas que constituem à mesma um marco relevante na história do rock.
Vamos por isso viajar no tempo através d’o buraco da minhoca…
Regressemos a 1968… Um grupo de músicos talentosos, oriundos de Inglaterra reúnem-se para formar uma banda à qual deram o nome de Deep Purple (nome da música favorita da avó de um dos integrantes da banda - Ritchie Blackmore).
Precisamente nesse ano lançam o primeiro disco intitulado de Shades Of Deep Purple onde obtêem enorme sucesso. Com uma sonoridade característica (uma mistura de guitarra e teclado, riffs simples mas fortes e solos energéticos), os Deep Purple assumem-se como uma banda de hard rock.
Avancemos mais 4 anos, e damos conta de Blackmore tocar um riff…Sim, esse mesmo…! O famoso “durrh-durrh”…! Sucesso é pouco para descrever o lançamento do novo álbum Machine Head em causa devido à música Smoke on the Water.
Voltando, agora, d'o buraco da minhoca… e volvidos 30 anos, a música mais conhecida do conjunto inglês continua a ser um êxito, para terem uma noção... Depois de várias formações, os pioneiros do heavy metal e hard rock contam com 18 discos gravados em estúdio e uma série de discos gravados ao vivo. Os Deep Purple são uma das bandas mais conhecidas e conceituadas do mundo.
Curiosidades:
O clássico "Smoke on the Water" foi eleito o maior riff de todos os tempos na história do rock;
Joe Satriani fez parte do conjunto em 1994.
You tube:
Leituras (III)
Há 5 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário