sexta-feira, 4 de maio de 2012

Re-Descobrimentos - 1960

Sei que parece mentira, mas consta que ainda há iniciativa neste blog, e a prova disso é que vamos inaugurar, a partir de hoje (até quando só Deus sabe), uma nova rubrica, onde no decorrer de cada semana (vá, mais coisa menos coisa, não nos vamos alongar nas promessas) iremos recapitular aquilo que de mais marcante se passou no desenrolar de cada ano, dando claro, maior relevo aos eventos culturais, nomeadamente música e cinema.

Estreamo-nos em 1960, ano dos Jogos Olímpicos de Roma, o mesmo em que John F. Kennedy é eleito presidente norte-americano desfeiteando Richard Nixon. É ainda lançado o primeiro satélite de comunicações (Echo I) no espaço, o primeiro transplante de rim é feito com sucesso e a Mauritânia, o Mali, Burkina Faso, Benin, Níger, Gabão, Republica do Congo e Chade tornam-se independentes da França.
Por portugal é assinado em Estocolmo o Tratado que cria a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reune diversos países europeus que não tinham aderido à Comunidade Económica Europeia, nomeadamente Portugal, Reino Unido, Áustria, Dinamarca, Noruega, Suécia e Suiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário