terça-feira, 25 de maio de 2010

Festival de cinema rural nasce na região de Basto

O professor Leonel Castro, explicou que a ideia surgiu numa aula sobre os textos publicitários, em que disse aos alunos que "o marketing na agricultura também é muito importante"."Um miúdo levantou-se e disse: 'E se fizéssemos um festival de cinema?' Rimo-nos todos, mas depois disse-lhes eu: 'E porque não?'", referiu o professor da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto.

O objectivo geral do Farm Film Festival é "premiar filmes e produções audiovisuais que promovam eficazmente o mundo rural, em qualquer uma das suas múltiplas dimensões: cultural, social, económica, recreativa, etc.".

"Incentivar os jovens a iniciarem-se na realização e produção de filmes e promover o mundo rural como elemento fundamental da nossa identidade, e em particular da região de Basto e dos concelhos anfitriões do festival (Celorico de Basto e Mondim de Basto)", são os objectivos específicos definidos pela turma organizadora. O professor vai propor também aos dois municípios a exibição dos filmes concorrentes em acções de rua durante o verão.

O festival vai atribuir prémios em três categorias: documentários (com duração de 15 a 65 minutos), filmes promocionais (de 02 a 20 minutos) e "spots" humorísticos (com duração máxima de três minutos). Os candidatos terão de enviar os filmes até 30 de Junho, estando prevista para finais de Setembro a "festa final do festival".

A turma desdobrou-se em preparativos, criou um cartaz inspirado no jogo online "FarmVille", abriu um blog, definiu o programa do festival.

Sem comentários:

Enviar um comentário