terça-feira, 30 de agosto de 2011

8 Bandas dão a voz por um objectivo

No dia 31 de Agosto terá início a campanha “Por Um Objectivo”. Este projecto da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) reúne um conjunto de músicos portugueses reconhecidos pelo grande público que dão a voz pelos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) definidos pelas Nações Unidas.

Os Orelha Negra, Moonspell, Souls of Fire, Noiserv, João Só e os Abandonados, Easyway, Humble e Nu Soul Family associam-se a este projecto e pretendem alertar os jovens para questões humanitárias e de desenvolvimento, em particular para os ODM.

A campanha tem a duração de 8 semanas e é acompanhada de um passatempo. Em cada semana uma banda dedica uma música a um ODM e incentiva os jovens a adivinhar a que Objectivo se associam.

Como refere o Responsável de Comunicação da Plataforma Portuguesa das ONGD, “é necessário que os jovens sintam estas causas, pensem em como as podemos resolver e no final façam algo. Temos de agir para melhorar o mundo em que vivemos.” De realçar que este é um projecto sem qualquer recolha de fundos, onde as bandas têm como objectivo principal dar voz por um conjunto de causas que dizem respeito a todos nós.

Iniciativa realizada pela Plataforma Portuguesa das ONGD no âmbito do Contrato-Programa financiado pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, I.P.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Foo Fighters lançam um cómico video promocional da nova tour


Foo Fighters voltam à estrada. A banda, que sempre realizou videoclips marcantes, decidiu criar um video promocional da nova tour, em que os elementos representam caminonistas que fazem uma paragem numa estação de serviço.

O video chama-se "Hot Bun's" e foi realizado com duas versões, sendo que uma acaba por ser censurada que podem assistir: aqui. A versão não censurada:

Flautista de Cabeceiras de Basto no Centro Cultural Vila Flor Guimarães

Adriana Ferreira, adolescente natural de Cabeceiras de Basto, que venceu em 2010 o principal concurso de flauta do mundo, Concurso Internacional Carl Nielsen, vai apresentar o seu primeiro trabalho discográfico - “Danse des Sylphes” - no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães esta sexta feira, dia 2 de Setembro.

"Neste concerto, Adriana Ferreira é acompanhada por Isolda Crespi ao piano. O programa em cartaz é articulado em torno de uma forma e género – a sonata –, que, progressivamente estruturada no barroco e sobretudo no classicismo, é sinónimo da complexidade na escrita erudita."

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reconheceu no dia 28 de Março, na Casa da Música, os sucessos alcançados pela flautista, entregando um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo.

Adriana Ferreira salientou que “a música clássica devia fazer parte da formação das crianças e jovens” para a obtenção de uma educação mais rica e variada.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rock in Rua 2011


O mau tempo ainda assutou mas agora está tudo pronto para uma noite bastante agradável. Hoje no Arco de Baúlhe, naquela tradicional rua, realiza-se o Rock in Rua.

A entrada é livre, criando-se uma festa bastante acolhedora, e terá ínicio pelas 22horas.

O cartaz este ano consegue abranger difrentes gostos musicais. Vai estar presente uma banda de metal proveniente da terra, os Hellord; os Estroina, com um pop rock cantado em português, vindos de Fafe; os PeepShow (que não tenho a certeza se será a que estou a pensar) banda de grunge do Porto dos anos 90 que voltaram o ano passado; os muito conhecidos por todos Orangotang e os cabeça de cartaz The Dixie Boys, banda também do Porto, com muitos anos de música rockabilly e que vão fazer mexer o público logo à noite, sendo que para mim devem ser das melhores bandas que vieram nos últimos anos à nossa terra.

Acredito que logo a noite vai ser um sucesso, apareçam e entrem no espirito da música.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Barco Rock Fest 11

A 6º edição do Barco Rock Fest, na praia fluvial de Barco, em Guimarães, está inserida na programação da Capital Europeia da Cultura 2012, e talvez por isso se note uma maior aposta, tanto a nível de condições para o festival como de cartaz. Este realiza-se de 24 a 27 de Agosto, com dois palcos e com campismo.

DO estrangeiro chegam bandas como Katatonia com um tipo de música mais negra, da Suécia, The Pineapple Thief com um rock progressivo da Inglaterra, Triangulo de Amor Bizarro e 6PM da Espanha e os The Butterfly Explosion vindos da Irlanda.

Para completar o cartaz conseguiram juntar bandas portuguesas com bastante qualidade, como Paus, considerados uns loucos em palco, Zen, banda portuense que está de regresso aos palcos, O Bisonte, banda recente tocar rock cantado em português, os Utter banda de Braga.

De salientar que no dia 25 de Agosto vão estar presentes no palco principal a recente banda, mas que já muitos vão conhecendo, os Rapariga Eléctrica, com dois elementos de Celorico de Basto. Eles foram os vencedores do Fundasound Guimarães e assim receberam o prémio desta presença. Sobem ao palco às 22:30.

Podem consultar o cartaz completo, os horários das bandas e informações úteis no site do Barco Rock Fest

terça-feira, 9 de agosto de 2011

2º Aniversário Basto Rockz

Depois de dois anos de existência, com dias bons outros nem tanto, temos cerca de 15 mil visitas.

O nosso interesse nunca foi, nem será, o de conseguir um grande número de visitas, mas estas representam pessoas interessadas em música tal como nós, e por isso vamos continuar a escrever...

Um dos objectivos deste blog foi divulgar o que de boa música aparece pelas nossas queridas terras de Basto, sendo que do nosso ponto de vista muito mais se pode fazer para criar nova música e eventos. Parece existir alguma falta de iniciativa e criatividade (ate da nossa parte), mas também muitos entraves à mistura, principalmente no concelho de Cabeceiras de Basto.

Sempre foi nosso desejo conseguir realizar um evento relacionado com o blog, para já ainda não foi possível, nem nos sentimos preparados, mas um dia acreditamos que vamos conseguir...