terça-feira, 20 de abril de 2010

"O Nosso Amigo Espectador Foi..."

Hoje damos início a uma nova rubrica, "O Nosso Amigo Espectador Foi ...", que tem como principal objectivo convidar os nossos espectadores a participar, de uma forma activa, nesta "garagem"! Por isso, pedimos, sempre que assistam a um concerto, seja de que dimensão for, que escrevam umas palavras sobre o evento e tirem umas fotos, e nos enviem para o mail.

Com esta rubrica esperamos dar mais vivacidade ao blog, mostrar novas formas de escrita, dar-vos ideias diferentes... Por isso participem, e claro assintam a muitos concertos!

Início esta rubrica com um texto de Cláudia Melo, sobre o concerto de David Fonseca no Coliseu do Porto

"16 de Abril de 2010. Sexta-Feira. 21h30. Coliseu do Porto. Tudo estava a postos para mais um concerto (e uma noite) espectacular!
David Fonseca é, sem dúvida, actualmente dos artistas portugueses que mais eleva as minhas expectativas antes de um concerto… Ainda por mais num Coliseu! De facto, a experiência do ano anterior, no Coliseu de Lisboa, com o álbum “Dreams In Colour” levou a que eu estivesse à espera de umas horas preenchidas de surpresas, energia, simpatia… E fui, claramente, correspondida!
Num palco transformado em Motel, reportou-me para um filme dos anos 80, e conseguiu surpreender-me mais uma vez - e outra, e outra, e outra… ao longo de 1h30 de concerto. Apresentou o seu novo álbum “Between Waves”, que eu ainda pouco tinha ouvido e que, claramente, me fez querer conhecer e ouvir melhor, mas não se esqueceu de celebrar o seu percurso até aqui, tendo entoado algumas das suas primeiras canções – “Angel Song”, como ainda membro dos Silence 4, e “Someone That Cannot Love”, a sua primeira a solo – e músicas vibrantes e gloriosas – como “The 80’s”, “Silent Void” e “Our Hearts Will Beat As One”.
Como era de esperar as surpresas foram muitas e pautadas pela alegria e simpatia contagiantes e já tão características dos concertos deste músico… Assim, pudemos relembrar sucessos antigos (muito antigos!), como “True Colors” e “Girls Wanna Have Fun”, durante o qual uma chuva de papelinhos coloridos caiu sobre o público; voltar a ver autênticos Mariachis a participarem no concerto (relembrando o concerto do Coliseu de Lisboa do ano passado) e o músico Sean Riley a fazer uma boa dupla com David Fonseca em palco.
Mas, sem qualquer dúvida que o clímax do espectáculo se atingiu quando, depois do Motel ter encerrado, a sala do Coliseu do Porto se transformou numa autêntica discoteca (bendito encore!), anunciada pelo som de uma sirene e de uma banda frenética e agressiva, enquanto David reaparecia no meio do público mascarado de boxer e erguido por uma plataforma giratória, gritando por um megafone “I’m the DJ”… E assim se dava início a uma das minhas favoritas músicas e que, claramente, mais agitou o público: “The Raging Light”.
Sem mais palavras, mais uma vez David Fonseca mostrou que é um artista completo (acho que já não residem dúvidas disso!), com capacidades para mostrar a uma grande audiência todas as suas facetas… Fica apenas a pena de, por falhas técnicas, não termos podido assistir aos vários Davides Fonseca em palco (se um já é bom, dois, três e quatro são ainda melhores!), mais uma surpresa preparada para o público."


Aqui fica o link com mais fotos desta nossa espectadora, Cláudia Melo.

sábado, 17 de abril de 2010

Ozzy Osbourne Lança Novo Disco

Está marcado o lançamento do novo álbum de Ozzy Osbourne para o dia 14 de junho deste ano. O novo projecto chama-se "Scream" sendo este o 10º disco da carreira solo do ex-vocalista do Black Sabbath.

O primeiro single do álbum, "Let Me Hear You Scream", já pode ser escutado na íntegra:

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Morreu Vocalista dos Type O Negative, Peter Steele


Perdeu-se um dos homens mais importantes da história do rock... Peter Steele baixista e vocalista do grupo de metal Type O Negative, morreu ontem em Nova Iorque. As causas do seu falecimento são ainda desconhecidas. Contudo, circulam rumores que terá sido um problema cardíaco.
A banda encerra, assim, as suas funções ao fim de 20 anos.

Deixo aqui, em forma de homenagem, a música "September Sun" do álbum "Dead Again"( 2007), último disco do grupo:

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Buraco da Minhoca- Velvet Underground


Velvet Underground é uma banda de art rock formada na década de 60 com Loud Reed na voz e guitarra, Sterling Morrison na guitarra, John Cale no baixo, Doug Yule (substituiu Cale em 1968), Nico na voz, Angus MacAlise na bateria e Maureen Tucker(substituiu Angus).

No curto tempo de existência(1965-1973), o grupo lançou cinco álbuns de estúdio onde retratam temas como drogas, prostituição, sadomasoquismo e ocultismo. Andy Warhol, mentor intelectual e sobretudo financiador da banda foi responsável pela inigmática capa do primeiro disco, "The Velvet Underground & Nico", no qual desenhou uma banana.

A sonoridade pouco comercial e a abordagem a temas relacionados com o sub-mundo, evidenciam uma mente vanguardista para a época. O reconhecimento pelo excelente trabalho aconteceu, por isso, só mais tarde.

Os VU são responsáveis por influenciarem várias gerações de músicos. Existe uma lenda: quem comprou "The Velvet Underground & Nico" (primeiro disco da banda) formou uma banda após ouvi-lo. Por exemplo, artistas como Iggy Pop, David Bowie, Depeche Mode, Joy Division, Sonic Youth, Jesus and Mary Chain, Nirvana e Nine Inch Nails foram influenciados pelo Velvet Underground.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Foge Foge Bandido Na Antena 3


Manel Cruz marcou presença na Antena 3 e tocou duas músicas do "Foge Foge Bandido". O mesmo dará um concerto na próxima quinta-feira na Aula Magna.


sábado, 3 de abril de 2010

Documentário sobre The Doors

Documentário sobre o grupo The Doors, "When You're Strange", chegará às salas de cinema americano no dia 9 de abril.

Jim Morrison, vocalista do grupo e um apaixonado pelo cinema, fazia-se acompanhar sempre por uma camara, para assim gravar os seus momentos. Foi a partir desses recursos que o cineasta Tom DiCillo realizou o documentário "When You're Strange", que conta a história dos The Doors e de Morrisson.

O documentário foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 2009. Inicialmente o filme foi narrado pelo próprio director, que não agradou à plateia com a sua fala monótona. Depois das críticas, DiCillo resolveu contratar o actor Johnny Depp para narrar o filme.

Ray Manzarek, tecladista da banda dos anos 60 refere: "este documentário é a verdadeira história dos The Doors". Acrescenta ainda que o filme é "anti-Oliver Stone", referindo-se ao filme de 1991 dirigido por Oliver Stone e com Val Kilmer no papel de Jim Morrisson. Na altura o filme foi recebido com muitas críticas por parte dos fãs da banda.

Ainda não se sabe se o filme será exibido nos cinemas na Europa ou se o lançamento será feito em DVD.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Oasis lançam colectânea de êxitos

Os Oasis anunciaram através do seu site que vão lançar já no próximo dia 14 de Junho uma colectânea com os seus maiores êxitos de sempre. «Time Flies... 1994-2009» incluirá 26 temas de sucesso que fazem parte do repertório da banda inglesa.

Estará ainda disponível uma edição de luxo com 36 vídeos do grupo, entre os quais se encontra o último concerto ao vivo da banda, no The Roundhouse, em Londres, a 21 de Julho do ano passado.

Alinhamento de «Time Flies... 1994 - 2009»:
1. «Supersonic»
2. «Roll With It»
3. «Live Forever»
4. «Wonderwall»
5. «Stop Crying Your Heart Out»
6. «Cigarettes & Alcohol»
7. «Songbird»
8. «Don`t Look Back In Anger»
9. «The Hindu Times»
10. «Stand By Me»
11. «Lord Don`t Slow Me Down»
12. «Shakermaker»
13. «All Around The World»
14. «Some Might Say»
15. «The Importance of Being Idle»
16. «D`You Know What I Mean?»
17. «Lyla»
18. «Let There Be Love»
19. «Go Let It Out»
20. «Who Feels Love?»
21. «Little By Little»
22. «The Shock Of The Lightning»
23. «She Is Love»
24. «Whatever»
25. «I`m Outta Time»
26. «Falling Down»